Pular para o conteúdo principal

Estimulo à leitura é sinônimo de jovens críticos e escritores

    Universos mágicos, repletos de aventuras e diversão, recheados de vocabulários e riqueza de detalhes. Assim é o mundo dos sonhos, dos amores mais insanos e impossíveis, da fada madrinha e castelos gigantes. Hoje, é dia nacional desse universo.
    O primeiro livro que se tem registro impresso foi da Bíblia em 1455 pelo inventor alemão da imprensa mecânica, Johannes Gutenberg. No Brasil a imprensa chegou 355 anos depois e o primeiro livro impresso aqui foi Marília de Dirceu, do autor Tomás Antônio Gonzaga em 1810.
    Mas vamos voltar um pouco na história de nosso país. A família real portuguesa fugiu de Portugal por medo das guerras promovidas por Napoleão Bonaparte, atracando no Brasil em 1808. Junto a Dom João e sua família, vieram livros que estão na Biblioteca Real no Rio de Janeiro com o exemplar original de Os Lusíadas de Luís, de Camões, por exemplo, e instrumentos de impressão com o objetivo de formar a Imprensa Régia do governo joanino no Brasil. No início as máquinas eram mantidas pelo governo que só publicava o jornal oficial falando coisas boas do governo. Por isso, a maioria dos escritores brasileiros preferia imprimir suas obras em Lisboa ou Paris, como Machado de Assim.
    Com o passar do tempo e o avanço da tecnologia, os livros que antes eram grandes e pesados, forma sendo digitalizados. As famosas “bíblias” hoje cabem no bolso agilizando a pesquisa e possibilitando mais rapidamente o acesso aos livros que antes só se conseguia indo até uma biblioteca.
    Para estimular os jovens a lerem livro físico, a Biblioteca Municipal Rui Barbosa de Jaraguá do Sul, promove uma vez por mês o “Dormindo na Biblioteca”. “Para participar dessa noite, é necessário fazer o cadastro e as crianças adoram”, comentam a chefe do local, Dianne Conell Chiodini, 48 anos.

(Dianne Conell Chiodini em meio ao seu ambiente de trabalho - Foto: César Nunes)

    De acordo com ela, a procura maior é por livros de romance e suspense, tanto que a biblioteca todo ano faz uma compra grande de livros baseado nas sugestões dos leitores que pode ser feita através do site http://portal.jaraguadosul.com.br/biblioteca.
    Frequentando o mundo dos livros desde pequena, a estudante de psicologia Ana Carolina Oliveira, 30 anos, tem em casa em média 400 livros e essa paixão pelo mundo literário está marcado na pele com diversas tatuagens e foi passado para o filho que hoje tem 11 anos. “Tem vezes que ficamos cada um com seu livro na minha cama”, comenta ela.
    A acadêmica sempre foi muito estimulada a ler. “Meu pai lê bastante e minha tia também, então tive exemplos disso”, salienta. Foi por esse tipo de estímulo, que a estudante do segundo ano da Escola de Educação Básica Holando Marcellino Gonçalvez, Emilie Bitterncourt, 16 anos, fez com que ela passasse a amar o mundo das letras. “Minha família tem o hábito de ler bastante”, diz ela.
    Uma pesquisa feita pela Retratos da Leitura no Brasil, revelou que o brasileiro lê apenas 4,96 livros por ano (desde 0,94 são indicados pela escola e 2,88 lidos por vontade própria). Ana Carolina e Emilie não fazem parte desse grupo. As duas estão bem acima da média de leitura.  “Leio um livro por semana”, comenta a estudante do segundo grau.

(De tanto amar os livros, Ana Carolina criou um instagram onde mostra
os livros que já leu e uma pequena sinopse de cada um - Foto: César Nunes)

    A professora de língua portuguesa e literatura, Priscila Valentino Santos, 36 anos, diz que as escolas têm hoje duas realidades, uma dos alunos que preferem o livro como objetivo (para sentir o cheiro, folear as páginas) e outra dos alunos que já preferem a leitura virtual. “O grande desafio hoje de nós como professores é como instigar aquele aluno que não gosta de ler e isso se faz trazendo as leituras juvenis devido à linguagem fácil, mesclando com os clássicos”, salienta ela.
    Em todo o início de ano, a professora apresenta aos alunos como deve ser feita a análise literária dos livros e a primeira a apresentar é sempre ela. “Mostro para eles como deve ser feito e mostro também o livro que estou lendo”, comenta.
    Aos 11 anos, o filho de Ana Carolina já leu livros de 300 páginas. “Eu leio sempre antes dele ler e ele fica agoniado se eu demoro a terminar o livro”, diz ela, que demora em média dois dias para ler um livro e atualmente está lendo três livros de uma vez.
    Uma forma de estimular o filho a ler, além de dar o exemplo, foi fazer isso de forma natural e com livros próprios para a idade e finos. “Não adianta dar um livro grosso se a pessoa não está acostumada a ler”, comenta ela que brinca com o filho de caça as palavras dos hinos do Brasil.
    “Uma criança que é estimulada desde pequena a ler, ela se torna crítica, argumenta melhor, escreve melhor e a leitura pode mudar a realidade de uma pessoa”, finaliza a professora.

Comentários

  1. Titanium Wok | Titanium Art Prints | TITIAN ART
    ‎Titanium microtouch titanium Art titanium i phone case · ‎Titanium Art snow peak titanium · ‎Titanium Art · trekz titanium pairing ‎Titanium used ford edge titanium Art Prints · ‎Titanium Art Prints

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Quebra de barreiras....

As pessoas acham que escrever é simplesmente pegar as palavras e as colocar numa frase e a fazer elas terem sentido, quando na verdade, é algo muito amplo. Escrever exige observação, pensamento, conhecimento da língua a ser retratada e amor. Sim amor pela fala, pela oratória, pelo papel e pela literatura. Escrever é retirar do vento as palavras que ninguém mais quer, e as organizar, observando não apenas as normas da língua padrão, como concordância, verbo, provérbio, advérbio, e por ai vai, e sim as organizar por ordem de importância e sentido.  Escrever, é se doar de corpo e alma, é se entregar, se perder nas letras e se achar no parágrafo seguinte. É se encantar a cada palavra e se emocionar a cada vírgula; é se apaixonar a cada novo texto.  A cada dia que passa me apaixono mais por esse mundo literário e me assumo cada vez mais como escritora, não tenho medo do que podem dize ou pensar, como escritora tem que assumir uma postura e como jornalista, assume a mesma postura.

Obrigada por me amar!

Digo, não apenas por me amar e fazer feliz, mas obrigada por tu ser aquela pessoa que me ama em minhas fraquezas. Obrigada por me amar em meus erros, por me amar nos meus lados mais obscuros. Obrigada por me amar quando a única coisa que eu quero é sumir. Obrigada, por me amar quando o que eu apenas consigo é chorar. Obrigada por me amar, quando sou mais erros do que acerto. Sei que vivo agradecendo, mas como não agradecer, a alguém que me ama, mesmo sabendo a garota complicada e complexa que sou? Eu não amo você apenas por isso tudo, eu amo por tu me corrigir, por me chamar a atenção, por me puxar a orelha, por me repreender, por bater de frente comigo, por não deixar que as coisas sejam apenas do jeito que eu quero. Eu amo por ter essa frieza dentro de ti, que me faz enxergar a realidade como ela é, mas amo quando tu me levas ao céu, mesmo sentindo que meus pés estão firmes no chão. Amo quando tu me mandas calar a boca e quando manda parar com meus dramas, afinal, sou dramática. Não

A motivação das palavras

Pessoas. Conhecemos pessoas o tempo todo; algumas marcaram nossa vida de alguma forma, algumas conhecemos há anos e outras pensamos conhecer; há pessoas que conhecemos a tão pouco tempo mas é como se conhecêssemos a anos. Com certas pessoas temos uma ligação tão forte, intensa e especial, e muitas vezes não sabemos o porquê; tem pessoas que passam uma tranquilidade na fala, no olhar e no caminhar, e com um simples “Bom dia” alegram nosso dia. Temos muitas dúvidas, e algumas pessoas mesmo sem saber da existência das mesmas, as sanam de alguma forma e nos dão certeza daquilo que queremos e nos mostram que estamos no caminho certo. Aprendemos o tempo todo, bem como ensinamos também. Deixamos-nos marcar e ser marcado pelas pessoas permitindo certas coisas, conquistas e vitórias em nosso caminho. Estou trilhando meu caminho em busca de sucesso e de meu crescimento profissional, buscando aprender com todos que possam contribuir para isso principalmente pessoas ligadas à área pro